quinta-feira, 14 de maio de 2009

Cachalote


Nome científico: Physeter macrocephalus
Nome comum: Cachalote


Taxonomia
Apesar dos indíviduos estarem presentes durante todo o ano nas Zonas Económicas Exclusivas dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, deverão ter movimentos amplos, do tipo migratório, embora no caso das fêmeas e imaturos aqueles possam ser circulares e não pendulares, como nos machos.

Classificação
A espécie teve uma redução do tamanho da população que pode ter atingido um valor superior a 50% nas últimas 3 gerações , de acordo com a aplicação de um índice de abundância e a avaliação dos níveis de exploração.

Distribuição
O Cachalote é uma espécie pelágica que se distribui por todos os oceanos, evitando apenas as regiões de gelos permanentes dos dois hemisférios.
Os machos são cosmopolitas e podem, durante a migração de Verão, realizar maiores incursões em zonas polares, as fêmeas e os juvenis frequentam unicamente as águas tropicais e subtropicais.

População
A população de Cachalotes na Madeira e Açores sofreu uma redução de 55,3% no período compreendido entre 1949 e 1967, incluindo áreas onde a redução foi superior á verificada na Madeira e nos Açores no apogeu de caça.

Habitat
Esta espécie ocorre em zonas de mas aberto.

Factores de ameaça
  • mortalidade acidental em artes de pesca
  • colisões com embarcações
  • actividades de observação de cetáceos

Nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores, é de esperar que não se reinicie a caça a esta espécie.

Medidas de Conservação

Nos Açores, para além da legislação internacional em vigor, foi criada regulamentação para a actividade recreativa e comercial de observação de cetáceos.


Na Madeira, foi implementada a legislação regional de protecção. O Museu da Baleia dinamiza a investigação, a divulgação e sensibiliza para a conservação dos cetáceos neste Arquipélago. Uma das medidas de consservação actualmente em processo de implementação desta actividade na Região da Autonóma da Madeira.


Notas

O Cachalote de uma espécie que efectua grandes deslocações entre trópicos e águas temperadas ou subpolares, é de esperar que os indivíduos que ocorrem na Madeira e nos Açores pertençam ao mesmo núcleo populacional.


Sem comentários:

Enviar um comentário