domingo, 17 de maio de 2009

Morcego da Madeira


Nome comum: Morcego da Madeira

Nome científico: Pipitrellus maderensis (Dobson, 1878)

Taxonomia: Mammalia, Chiroptera, Vespertilionidae

Tipo de ocorrência: Açores -» Residente. Endémica da Macaronésia
Madeira -» Residente. Endémica da Macaronésia

Classificação: Açores -» Criticamente em perigo
Madeira -» Criticamente em perigo

Distribuição: muito restrita existindo na Madeira, Porto Santo e em quatro ilhas das Canarias, Tenerife, La Gomera, La Palma e El Hierro. Nos Açores também foram encontrados nas ilhas de Santa Maria, S. Jorge, Graciosa, Flores e Corvo.

População: A população da Madeira deverá incluir menos de um milhar de indivíduos. Nos Açores é pouco abundante, em particular na ilha do Corvo. O número total de indivíduos nos Açores é provavelmente inferior a três centenas

Habitat: Abriga-se em fendas nas rochas e em edifícios. Caça em praticamente todos os tipos de habitat, caça frequentemente em torno da iluminação pública.

Factores de ameaça: No caso dos Açores é as dimensões muito reduzidas das populações e os factores naturais. também incluem a perturbação de colónias, a alteração e a destruição de abrigos e a destruição de habitats de alimentação como por exemplo a alteração das lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de sódio reduzem o concentração do alimento e o uso de pesticidas.

Medidas de conservação: realização de estudos para um melhor conhecimento da distribuição, do efectivo e das tendencias populacionais e implementar um programa de monitorização das populações.

Sem comentários:

Enviar um comentário