segunda-feira, 18 de maio de 2009

Lobo-marinho


Nome comum: Lobo-marinho

Nome cientifico: Monachus monachus (Hermann, 1779)

Taxonomia: Mammalia, Pinnipedia, Phocidae

Tipo de ocorrência: Residente

Classificação: Criticamente em perigo

Distribuição: O lobo-marinho ocorre numa área limitada à bacia do Mediterrâneo, costa noroeste-africana e às ilhas Desertas e Madeira.

População: No passado houve uma redução populacional,presentemente verifica-se um aumento da população que segundo um estudo feito estima a existência de 25 animais em toda a área do Arquipélago da Madeira.

Habitat: A espécie ocorre em mar aberto durante os periodos de deslocação entre ilhas e em redor das ilhas, em zonas de profundidade superior a 6 metros. Utiliza ainda zonas de baixa profundidade junto á costa, costas rochosas com falesias abruptas em cuja base existem grutas, e ainda praias de calhaus rolados ou areia.

Factores de Ameaça: A captura acidental em artes de pesca, principalmente redes de emalhar; pesca ilegal com recurso a dinamite; possibilidade de ocorrência de derrames de crude ou outras substâncias poluentes; desmonoramente de terras impossibilita a entrada das grutas.
Estes factores podem levar:


  • baixa taxa de crescimento da população;

  • elevada mortalidade juvenil;

  • vulnerabilidade a factores patogénicos;

Medidas de Conservação: O desenvolvimento e implementação de legislação a nivel regional; a criação de áreas protegidas; a formação de guardas e vigilantes.


Medidas que estão a ser tomadas: Desenvolvimento de acções de educação e sensibilização ambiental; acções de vigilância e fiscalização; acções de investigação orientadas para a avaliação e distribuição dos efectivos populacionais, estudos de biologia e ecologia; monitorização continuada da população; bem como um incremento de novas medidas de conservação.


Sem comentários:

Enviar um comentário