quarta-feira, 20 de maio de 2009

Tubarão Azul


Nome comum: Tubarão Azul, Tintureira

Nome científico: Prionace glauca

Classe: Chondrichthyes

Família: Carcharhinidae

Características físicas: O seu corpo é alongado com focinho comprido e cónico; os seus olhos são grandes e redondos; a primeira barbatana dorsal é baixa e de vértice arredondado; as peitorais têm a forma de uma foice e são estreitas e compridas; a coloração dorsal é azul-viva, os flancos são mais azul mais claro e o ventre é esbranquiçado.
O comprimento total do corpo deste tubarão pode atingir 3,8m mas, possivelmente, alguns indivíduos ultrapassarão os 4 m.

Distribuição: Apresenta uma distribuição circumglobal nos mares temperados e tropicais. No Atlântico Ocidental distribui-se desde a Noruega até á África do Sul, ocorrendo em todos os arquipélagos macaronésios (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde) e sendo comum em toda a extensão do Mar Mediterrâneo. No Atlântico Oriental ocorre desde a Terra Nova até às águas da Argentina. Também está amplamente registada para os oceanos Índico e Pacífico.

Reprodução: É vivípara e ambos os sexos atingem a maturação sexual aproximadamente aos 2,2 m, quando têm 6 anos de idade. As fêmeas passam por uma fase sub-adulta entre 1,7-2,2 m. Embora ainda não tenham atingindo a maturidade sexual, durante esta fase as fêmeas já podem acasalar armazenado esperma até ao momento da sua maturação, altura em produzem a fertilização. Em média cada fêmea desenvolve cerca de 80 embriões (existindo registos de 135). O nascimento das crias ocorre após um período de gestação que dura de 9 a 12 meses. Os indivíduos recém-nascidos medem cerca de 45 cm.

Sem comentários:

Enviar um comentário